domingo, 23 de agosto de 2009

Filigrana





A imenso tempo que estava à procura de um coração de filigrana do género deste.
É um trabalho que bastante aprecio e estava desejosa de arranjar um, não me
apetecia era andar de ourivesaria em ourivesaria à procura.
Se era para arranjar um, que fosse num local onde é bastante típico; ou na feira da ladra como um achado; ou com uma historia por trás, uma ideia mais Romântica da coisa.
E consegui, quando menos esperava surgiu me este nas mãos por acaso, perdido.

Vou tentar dar mais vida, colocando num fio... logo se vê qual o resultado;)


Coração de Viana — Amor de Filigrana


"Agosto é o mês das colheitas e das alegres romarias do Minho. Na lavoura ainda há que sachar e regar o milho, tirar-lhe os pondões para dar de alimento ao gado e mudar-lhe as cortes. Mas há que fazer uma pausa que o tempo é de romaria à Senhora da Agonia."

"É altura de ir até Viana ver o fogo e feirar, olhar para as moçoilas namoradeiras c’os seus trajes garridos ou de mordoma, os seus sorrisos reluzentes como o oiro que ostentam, os seus cabelos aloirados de filigrana da mais pura que há no Minho. As girândolas de fogo no campo da Agonia e as arruadas de Zés Pereiras na Praça da República. As tendinhas no areal e os cantares ao desafio a desfiarem sempre novos improvisos. É a alegria e o orgulho que nos invade a alma e nos faz sentir minhotos. Sim, porque o ser-se minhoto, mais do que um incidente relacionado com o local onde se nasceu, é um estado de espírito que sustenta a identidade..."

"Filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados. A filigrana foi utilizada na joalharia desde a Antiguidade greco-romana, sendo ainda empregada em grande variedade de objetos decorativos.

Actualmente, as peças de Filigrana podem ser encontradas com enorme visibilidade na Região Norte de Portugal, usadas frequentemente no conjunto do vestido de noiva tradicional e, ainda, no traje feminino dos ranchos folclóricos do Minho."


http://www.falcaodominho.pt/jornal/fm_news.php?nid=611
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filigrana